Um dia inesquecível para escoteiros em São Chico...

Nesse Sábado(23), aconteceu em São Francisco de Assis, um grande evento aonde reuniu escotistas de varias cidade como: Alegrete, Quarai, Santiago, Santana do Livramento e São chico. O evento foi recheado de atrações. No período da manha, foi realizado uma oficina de treinamento com curso informativo realizado no CRAS, já no período da tarde as atividades foram realizadas na praça central.
 Nesta reportagem, separamos dez perguntas e respostas sobre escotismo que foram abordadas durante o curso informativo.

O que é o Escotismo? 
O Escotismo é um Movimento educacional para jovens, com a colaboração voluntária de adultos.



Quem fundou e onde começou o Escotismo? 

Foi Baden Powel, um general inglês, quem começou o Movimento Escoteiro, em Londres, no ano de 1907. Desta data até hoje o Movimento se espalhou pelo mundo e hoje há um contingente mundial de mais de 20 milhões de Escoteiros.


Quais os propósitos do Movimento Escoteiro? 

O Movimento Escoteiro visa contribuir para que os jovens assumam seu próprio desenvolvimento, especialmente de caráter, ajudando-os a realizar suas plenas potencialidades físicas, intelectuais, sociais, afetivas e espirituais, como cidadãos responsáveis, participantes e úteis em suas comunidades.


Quem pode ser Escoteiro?
Todo jovem, dos 7 aos 21 anos pode ser Escoteiro, qualquer que seja sua religião ou partido político. O Escotismo valoriza a participação de todas as pessoas e não tem nenhum vínculo político-partidário. Os adultos podem participar como Chefes ou como Dirigentes.



O Escotismo tem algo a ver com o Exército?
Apesar de ter um general Inglês como seu Fundador, o Escotismo nada tem a ver com o Exército. 



Quais são os princípios e qual a base moral sobre os quais se baseia o Escotismo?
Os princípios do Escotismo são definidos na Promessa Escoteira em que o jovem, depois de passar por várias etapas de treinamento, promete cumprir seus deveres par com Deus, para com a Pátria e ajudar o próximo em toda e qualquer ocasião.

 Qual a metodologia utilizada pelo Movimento Escoteiro?
O Método Escoteiro caracteriza-se pelo conjunto dos seguintes pontos aplicados de acordo com a idade do jovem: aceitação da Lei e Promessa Escoteira; aquisição de hábitos sadios através do treinamento para a autonomia, no aprendizado pela prática; vida em equipe; adestramento de técnicas úteis à sua vida e pelo desenvolvimento pessoal sob orientação individual. 



Como está organizado um Grupo Escoteiro? 
Um Grupo Escoteiro é composto por uma Diretoria (Presidente, Tesoureiro, Secretário e um Diretor Técnico), por uma equipe de Chefes que orientam os jovens e os próprios jovens, além dos pais. A Diretoria é eleita por uma assembléia geral onde participam todos os adultos do Grupo Escoteiro.




Como se sustenta um Grupo Escoteiro? 
O Grupo Escoteiro geralmente se sustenta com pequena mensalidade, com contribuições voluntárias e recursos provenientes de promoções como bingos, rifas, etc...




Como faço para ser Escoteiro? 
Para ser Escoteiro venha  se inscrever no GRUPO KALUANÁ ( Grande Guerreiro).

OBS: O evento aconteceu com a parceria da prefeitura municipal ( secretaria de desenvolvimento social ).

=============================================================




Tecnologia do Blogger.