ESPAÇO FITNESS: Os benefícios da musculação para as mulheres

10:54:00

blog do lauro


Os benefícios da musculação para as mulheres são muitos e todas as mulheres que queiram mudar o corpo para melhor (ganhar massa muscular ou queimar gordura), terão que treinar tão pesado quanto homens.

Algo que não envolve fazer centenas de repetições usando os pesos de 3kg cor-de-rosa da academia e medo de suar e perder a compostura.

Você terá que ultrapassar seus limites diariamente para gerar mudanças significativas no corpo, assim como qualquer ser que habita a academia.

“Mas treinando assim eu não vou ficar musculosa e masculinizada ?”
Não, você não vai e eu vou explicar o porquê.

A testosterona é o principal hormônio responsável pelo aumento de massa muscular, e mulheres possuem apenas uma pequena fração de testosterona comparada a homens.

Níveis normais de testosterona em homens ficam entre 200 a 1200ng/dl enquanto níveis de 15 a 70ng/dl são normais para mulheres.

Como você pode ver, homens possuem MUITO mais testosterona. Mesmo que você tenha níveis altos de testosterona (cerca de 70ng/dl), você ainda terá quase três vezes menos testosterona que homens no lado baixo da escala (200ng/dl).

E as fisiculturistas ?
O real (e único) motivo para fisiculturistas mulheres ficarem gigantes e com traços masculinos, é devido ao uso de testosterona sintética (vulgo uso de esteroides anabolizantes).

Neste caso, com a testosterona elevada, mulheres podem construir tanta massa muscular como homens e, dependendo da dosagem e tempo de uso, vão desenvolver traços masculinos assim como um homem na puberdade.

Como deve ser um treino visando hipertrofia feminina
Muitas mulheres quando começam a treinar tem como objetivo apenas “tonificar”, ganhar curvas, aumentar bumbum e coxas, mas independente do seu objetivo,  é justamente o treino pesado visando hipertrofia feminina que vai lhe ajudar a chegar lá da maneira mais rápida possível.

Considerações e dicas de treino
Mas meu objetivo principal é perda de gordura, eu não deveria usar mais repetições nos exercícios ?
Em termos de perda de gordura, a sua principal preocupação deverá ser na dieta (e não no treino).

É através da dieta que você conseguira extrair os maiores ganhos em perda de gordura.

Já na academia, o seu principal objetivo deverá ser ganhar massa muscular para que exista algo para mostrar depois que a gordura for embora.

De nada adianta emagrecer ao custo da sua massa muscular e se tornar em uma magra flácida ou com barriguinha saliente.

Alias, é justamente isto o que acontece quando mulheres tentam emagrecer só com aeróbicos e dietas com redução calórica drástica.

A massa muscular vai embora e a gordura fica. Gordura = flacidez. Massa muscular = curvas, apenas faça as contas.

Achei que o treino tem muitos exercícios para o superior, não tem como diminuir ?
Na verdade, o treino tem apenas um exercício para cada grupo muscular superior. É o mínimo.

Excluir qualquer coisa vai fazer você deixar algum grupo muscular de lado que vai se tornar uma fraqueza no futuro.

Já foi falado e reforçado que você não vai ficar masculinizada sem o uso de hormônios, mas saiba que se existe algo pior do que ficar masculinizada é ter a parte superior desproporcional.

Por exemplo: ter pernas grandes e esculpidas, mas braços flácidos de alguém que nunca entrou em uma academia. Corpo bonito é corpo harmônico, do contrário isto é o equivalente a homens que treinam apenas superior e ficam com pernas finas que chegam a doer os olhos.

Lembre-se também que não adianta ter um treino feito individualmente para você pelo melhor personal trainer do mundo, se você negligencia a alimentação. Sem a devida atenção à dieta, nenhum treino no mundo vai funcionar.

Com informações: http://www.hipertrofia.org

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