LEVANTAMENTO DAS PERDAS OCASIONADAS POR EVENTO CLIMÁTICO NO INTERIOR DO MUNICÍPIO DE SÃO FRANCISCO DE ASSIS-RS

16:35:00

EVENTO: VENDAVAL

Registramos ocorrência de granizo e fortes rajadas de ventos (vendaval) seguida de chuva no dia 18 e 19 de outubro, resultando em prejuízos de infraestrutura principalmente na sede em todos distritos interior do município, como destelhamento de casas, escolas, quedas de galpões, destruição das redes de energia elétrica, quedas de árvores, bem como, danos em lavouras de Fumo, Melancia, hortigranjeiros, trigo e e florestas nativas e exóticas.

Tendo em vista a ocorrência deste evento, segue abaixo as perdas estimadas das principais culturas atingidas com os referidos eventos.

ENERGIA ELÉTRICA: É uma das maiores dificuldades enfrentadas pelo município principalmente na sede do município. Pela falta de energia foi interrompido o abastecimento de água sendo que famílias ficaram sem água e luz por mais de 3 dias. Até o momento, alguns bairros estão sem energia elétrica.

INFRAESTRUTURA E ACESSO: Informamos que o vendaval ocasionou obstrução nas estradas do município devido a queda de árvores e postes, em todas localidades do município.

As moradias no perímetro urbano e rural foram atingidas pelo granizo e fortes rajadas de vento, provocando danos de aproximadamente 900 residências na sede e 1.200 famílias no meio rural, com residências e galpões atingidos. Também tivemos duas unidades de recebimento de grãos atingidas com danos significativos em suas estruturas em virtude do referido evento.

Estimamos que 70% das estruturas de armazenamento de Fumo (galpões) foram danificados sendo que 5% com perda total das estruturas.

CULTURAS ATINGIDAS: Em virtude do Evento as culturas que tiveram danos foi as culturas de Melancia, Fumo Trigo e Hortigranjeiros.

MELANCIA: Estimamos área de 420ha atingida pelo evento. Sendo que os prejuízos causados nessa cultura são pela redução da área foliar pelo granizo, bem como, danos nas hastes que resultará em perda de eficiência na produção de frutos

FUMO: Estimamos área atingida de 600ha, sendo que os dados ocasionados pelo granizo provocam queda de plantas e corte de folhas reduzindo a qualidade e rendimento da cultura.

TRIGO: Estimamos área atingida de 500ha que devido ao evento provoca queda de grãos e acamamento de plantas que diminuiu o rendimento por ocasião da colheita.

HORTIGRANJEIROS: Os danos nos hortigranjeiros e na Fruticultura foi em virtude da destruição das estruturas (estufas) de produção que compromete desenvolvimento das plantas, promovendo baixo desenvolvimento folhosas, com substituição de plantas e redução na formação dos frutos de tomate.

No caso da Fruticultura registramos a queda de 1ha de videira a qual terá perda total de produtividade para o próximo período.

DADOS DANOS DO EVENTO

Nº Total de Localidades Atingidas pelos eventos: 52

Nº de Famílias Atingidas Pelo Evento Meio Rural: 1200

Nº de Famílias Sede: 900





LEIA TAMBÉM

0 comentários

Subscribe