RIO INHACUNDÁ - UMA HISTÓRIA DE VIDA!



Inhacundá na linguagem quíchua, no dialeto tupi-guarani significa rio sinuoso, com muitas curvas em seu percurso. Foi a margem esquerda desse rio que os portugueses resolveram instalar o Forte de São Francisco de Assis. Ao longo de 70 anos se formou uma freguesia, um povoado que acabou levando o mesmo nome da edificação militar fundada em 1801 com a finalidade de tornar realidade o que foi acordado no Tratado de Madri (1750).


Já tivemos uma praia organizada em nosso rio Inhacundá, antes de termos a praia do rio Ibicuí, pois lá era apenas um passo para a estação do Jacaquá, onde os assisenses embarcavam no trem para realizarem suas viagens. No Inhacundá temos registros da prática da pesca de onde foram extraídos peixes de grande porte como dourado, entre outros.

Lamentavelmente nos dias atuais nosso rio esta morrendo, ficando difícil da geração atual acreditar nessas histórias de vida que nos legou o Inhacundá. Muito pouco ou quase nada as autoridades fazem para a preservação do nosso rio, muito antes pelo contrário, alguns meses atrás a administração municipal extraiu areia do rio Inhacundá imprudentemente pois o rio já faz tempo que não oferece condições para essa prática, segundo Órgãos competentes.

Tecnologia do Blogger.