A importância da prevenção associada aos hábitos alimentares em Odontologia

BLOG DO LAURO

COLUNA SOBRE SAÚDE - A intensa difusão das mídias, estimula cada vez mais parâmetros nutricionais às crianças e aos adolescentes. As propagandas e os meios de comunicação são responsáveis por divulgar esses padrões, estimulando cada vez mais o consumo de lanches rápidos, os chamados “fast foods.” Esse tipo de alimentação, rica em carboidratos e açúcares, corrobora diretamente para o desenvolvimento de malefícios na saúde bucal das diversas faixas etárias.   

O consumo excessivo de doces, balas, refrigerantes e outras substâncias pode comprometer o equilíbrio da saúde bucal dos pacientes, visto que a dieta altamente rica nesses açúcares aumenta diretamente o risco do desenvolvimento de lesões cariosas.


Dessa forma, cabe aos pais e responsáveis, orientar seus filhos a desenvolver hábitos alimentares saudáveis, evitando a ingestão excessiva dos açúcares e carboidratos em seu cotidiano.

A escovação mecânica, agregada a uma dieta equilibrada, é a principal chave para manter o equilíbrio da saúde bucal. Ela agirá desorganizando o biofilme dentário e colaborando para diminuir o risco de surgimento de cáries.

Procure o seu Cirurgião-dentista. Previna-se e cuide de seus filhos. A prevenção é de extrema importância para evitar problemas futuros.




Por Ana Luiza Kauffmann Corrêa
Cirurgiã-dentista
CRO RS 25632

-----------------------------------------------------





Tecnologia do Blogger.