Odontopediatria: da prevenção ao tratamento



COLUNA SOBRE SAÚDE BUCAL - A Odontopediatria é a área da Odontologia responsável pelo tratamento e cuidado da dentição das crianças e dos adolescentes. Esta área tem como finalidade realizar o diagnóstico, o tratamento e o acompanhamento de agravos que afetam a saúde bucal destas faixas etárias.

A Odontologia Preventiva faz parte da Odontopediatria, e esta desempenha um papel fundamental para impedir o surgimento de problemas bucais futuros.

Alguns dos procedimentos que são executados em pacientes Odontopediátricos são: o acompanhamento da cronologia de erupção dos dentes decíduos e permanentes, profilaxias, aplicação de flúor, tratamento e acompanhamento de lesões cariosas, selamento de cavidades, tratamento e monitoramento de dentes traumatizados e orientações de higiene bucal, abrangendo também os hábitos alimentares e funcionais das crianças e adolescentes.

Sendo assim, cabe aos pais e cuidadores estarem atentos a saúde bucal das crianças e adolescentes, encaminhando-os para avaliação com o profissional apto para realizar os procedimentos necessários.



Ana Luiza Kauffmann Corrêa

Cirurgiã-dentista

CRO RS 25632





Tecnologia do Blogger.