Quase 70% dos prefeitos do Pampa Gaúcho têm propostas para modernizar municípios

21:16:00



Levantamento indica como os Executivos pretendem investir em tecnologia; Em maio, Bagé sedia Fórum de Cidades Digitais para região

Levantamento feito pela Rede Cidade Digital (RCD), com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mostra que quase 70% dos prefeitos no Pampa Gaúcho incluíram em seus planos de governo iniciativas voltadas à tecnologia, destacando a necessidade de modernizar a gestão pública. Os 44 municípios analisados estão localizados na mesorregião da metade sul do Estado, no Sudoeste e Sudeste e, ao todo, foram 93 iniciativas digitais protocoladas visando melhorar algum setor das administrações municipais.

A informatização de processos é a principal necessidade apontada pelos gestores, com 23%. São Borja liderou o ranking das cidades com mais propostas voltadas ao uso da tecnologia, com o total de 13%. O prefeito do município, Eduardo Bonotto, propôs, por exemplo, a colocação de painéis explicativos (totens) nos pontos de vestígios arqueológicos, seguindo a identificação internacional. Outro item apontado pelo prefeito é a disponibilização de todos os serviços da administração municipal na internet, como IPTU, taxas, certidões, formulários, entre outros, permitindo que o cidadão acesse sem a necessidade de se deslocar até a prefeitura.

Educação – O uso de tecnologias educacionais aparece em segundo lugar nas intenções de investimentos, com 15% das propostas.  A prefeita de Pelotas, Paula Mascarenhas, sugeriu a ampliação do uso da Plataforma Khan Academy, que oferece aos alunos vídeo aulas, jogos e ensino individualizado,  para mais 17 escolas urbanas e 10 rurais. Paula também incluiu a implantação do Programa Prefeitura Digital para aprimorar as ferramentas digitais de contato e divulgação da Prefeitura.

Outras áreas líderes em interesse dos prefeitos foram a Saúde, com grande foco em sistemas eletrônicos para facilitar o atendimento, Inclusão Digital, na implantação de acesso pontos de acesso Wi-Fi e centros de informática, e ainda a Segurança Pública, principalmente com a instalação de sistemas de videomonitoramento.

I Fórum Binacional de Cidades Digitais do Rio Grande do Sul

Na região que engloba os municípios do Pampa Gaúcho acontecerá o I Fórum Binacional de Cidades Digitais do Rio Grande do Sul, promovido pela Rede Cidade Digital em conjunto com a Prefeitura de Bagé, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (SDI). O evento, que será realizado em Bagé, no dia 10 de Maio, irá reunir prefeitos e gestores públicos para abordar uso da tecnologia de forma estratégica no desenvolvimento socioeconômico dos municípios, promovendo a troca de experiências e trazendo casos de sucesso na região.

As inscrições são gratuitas para servidores públicos e podem ser feitas pelo http://forum.redecidadedigital.com.br. O evento tem patrocínio prata da 1Doc e bronze da PITFALL Sistemas, além do apoio da Associação de Municípios da Região Sudoeste do Estado (Assudoeste), Centro de Formación para la Integración Regional (CEFIR), Universidade da Região da Campanha (URCAMP), TV Câmara Bagé, Câmara de Vereadores de Bagé e Consulado Uruguai.

Serviço

I FÓRUM BINACIONAL DE CIDADES DIGITAIS DO RIO GRANDE DO SUL

Bagé - 10/05/2018

Início: 8h

Local: Museu Dom Diogo de Souza

Rua Marcílio Dias, 2017-2061 - São Jorge, Bagé – RS

Inscrições gratuitas para servidores públicos

http://forum.redecidadedigital.com.br

Informações pelo forum@redecidadedigital.com.br ou (41)3015-6812

LEIA TAMBÉM

0 comentários

'; (function() { var dsq = document.createElement('script'); dsq.type = 'text/javascript'; dsq.async = true; dsq.src = '//' + disqus_shortname + '.disqus.com/embed.js'; (document.getElementsByTagName('LEIA')[0] || document.getElementsByTagName('body')[0]).appendChild(dsq); })();

Subscribe