QUEM GANHA MENOS, PAGA MAIS

11:44:00




Os impostos são cobrados no Brasil basicamente de duas formas: Os diretos que são aqueles recolhidos pelo próprio contribuinte, Ex. Imposto de Renda, IPVA, IPTU, etc. e os Indiretos que são aqueles não recolhidos por quem os suporta (o consumidor), mas sim por outro agente (empresas, indústrias) que recolhe o imposto e passa o custo adiante, Ex. ICMS, IPI, etc. e é exatamente aí que se constata que quem ganha menos, paga mais.

Isto ocorre porque o Sistema Tributário Brasileiro é Regressivo, ou seja, tributa mais o consumo através dos impostos indiretos que estão embutidos nos preços da mercadoria e serviços, e como os que ganham menos acabam gastando quase tudo no consumo, pagam mais. Por outro lado, os que ganham mais, acabam pagando menos em percentual da renda, porque reservam uma parte que não usam no consumo e que é menos tributada. Em torno de 70% dos impostos arrecadados no Brasil são indiretos.




Com base neste estudo fica efetivamente comprovado que quem ganha menos, paga mais em relação ao percentual da renda familiar, o que acaba onerando ainda mais a maioria da população brasileira, que são os que ganham menos de dois salários mínimos, pois nesta faixa, quase a metade do salário que ganham vai para o governo através dos impostos.




LEIA TAMBÉM

0 comentários

Subscribe