13ª Feira do Livro tem como Patrona a Professora Andréa Vianna Gonçalves



13ª Feira do Livro tem como Patrona a Professora Andréa Vianna Gonçalves

BIOGRAFIA

A professora Andréa Vianna Gonçalves é nascida em 12/12/1965, filha de Antônio Hermes Marques Vianna e Mariza Ramos Vianna. Casada com José Uberti Gonçalves e mãe de Marcelo Vianna Gonçalves e Caetano Vianna Gonçalves.

Cursou o 1º grau na Escola Estadual Afonso Rodrigues, onde, com muita honra, foi escolhida Rainha do Cinquentenário da Escola. Desde essa época, já era leitora e gostava muito de escrever, tendo participado de um Concurso de Redação dos Correios, no qual ficou em 1º lugar.

Cursou o 2º grau na Escola Estadual Senador Salgado Filho, tendo concluído em 1982.
Mudando-se para Santa Maria, frequentou a faculdade de Letras na FIC – Faculdade Imaculada Conceição – Hoje UFN. Formou-se em 1986.

Voltando para São Francisco de Assis, em janeiro de 1987 realizou concurso para Professora Municipal. Aprovada, passou a lecionar na Escola Municipal Assis Brasil Martins de Bitencourt.
Em 1988, realizou concurso para o magistério estadual, vindo a assumir, no ano de 1989, na Escola Salgado Filho, lecionando Português e Literatura. Exerceu a atividade de regente de classe até 2016, vindo a aposentar-se.

Em 1991 e 1992, voltou a estudar em Santa Maria, realizando Pós-graduação, com especialização em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira.

Estudou Ballet Clássico por 03 anos na Escola de Ballet Elizabeth, em São Francisco de Assis, e mais 04 anos na Escola de Ballet Ivone Freire, em Santa Maria. Em 1987, fundou a Escola de Ballet Andréa, em São Francisco de Assis, onde lecionou Ballet por 11 anos, realizando festivais e apresentações no final de todos os anos.
No ano de 1998, juntamente com outros colegas, integrou o Cursinho pré-vestibular Insight. Até os dias de hoje leciona Português, Literatura e Redação neste Cursinho, inclusive com turmas preparatórias para concursos públicos. 

Atualmente, continua com a atividade de revisão e correção de teses, monografias, TCCs e artigos. Fez a revisão de varias obras, tanto literárias como técnicas. Prefaciou, com muita distinção, o livro Os Olhos do Poeta, de Eduardo Marques.

Como Professora, considera que alcançou êxito nos seus propósitos por ter conseguido influenciar e despertar o hábito de leitura em grande número de alunos, além de estimular a produção textual, o gosto pela língua portuguesa e literatura brasileira, tanto que muitos de seus alunos seguiram seus passos, tornando-se Professores dessas disciplinas. (SMEC)
Tecnologia do Blogger.