"

SÃO FRANCISCO DE ASSIS ESTÁ FICANDO DE FORA DE POSSÍVEIS INVESTIMENTOS

11:15:00


No ano de 2018, precisamente no mês de outubro, Santiago ao pensar no futuro, partiu em busca de novas oportunidades para o município e região. Com um grupo de empresários, o prefeito Tiago Gorski Lacerda (Progressistas) viajou para o continente asiático com o objetivo de participar de uma missão na China, coordenada pela Câmara de Comércio Internacional Brasil-China.

O QUE ESTÁ POR VIR

Trouxeram de lá, oportunidades de negócios, de investimentos e de desenvolvimento, entendendo a possível presença de negócios da China na América do Sul, em especial, colocando Santiago como novo centro dinâmico para aquele país, que vai investir mais de seis trilhões de dólares na Nova Rota da Seda, em todos os continentes.

Desde o retorno, as negociações não cessaram. Através de ações da Prefeitura, da Agência de Desenvolvimento de Santiago e da empresa Jet Towers, Santiago tem apresentado oito projetos estratégicos para investimentos de empresários chineses, que focam nas novas tecnologias, agronegócio, cultura, turismo, esporte e infraestrutura. 
Além disso, vem fortalecendo ações que visam ampliar negócios que possam favorecer os diversos setores, visando a exportação de alimentos.

Vários municípios tem se aproximado de Santiago com o mesmo intuito. Jaguari realizou reunião há poucos dias, com a proposta de formar parceiras para produção de frangos e embarque para a China. São Luiz Gonzaga chamou o prefeito Tiago e equipe da Agência de Desenvolvimento para colocar o município nos negócios. Nesta terça-feira, 12, o prefeito Tiago foi painelista na instalação da Frente Parlamentar da Assembleia Legislativa dos Negócios Brasil-China no Rio Grande do Sul, o que comprova ser uma referência neste novo processo de desenvolvimento para a região. Se não acontecerem os investimentos, uma coisa é certa: Santiago está sendo protagonista nisso e está indo em busca.

Mas para dar maior credibilidade a tudo isso, o chinês Fabio Hu, que preside a Câmara de Comércio Internacional Brasil-China estará em Santiago pela primeira vez, na próxima sexta, dia 15, onde falará sobre as oportunidades de parceria com Santiago.

OUTROS PROJETOS

A luta permanente e incessante do prefeito Tiago Gorski percorre o estado e fora dele na busca por empresas e empresários que possam investir na cidade e gerar emprego e renda.

Santiago também começou a desenvolver o projeto Escola do Futuro – seguindo formato da Finlândia que trabalha a Educação com as metodologias ativas e o foco no aluno, que muitos outros municípios vão se inserir neste ano.

Além disso, Santiago, Jaguari e Nova Esperança do Sul formaram parceria em fevereiro, onde foi colocado em ação um novo projeto de capacitação de Turismo Rural, voltado para estes três municípios, com o objetivo de potencializar sua economia.

Mas São Francisco de Assis ainda não se inseriu nos projetos. Não se aproximou destas lideranças que são referências para outros municípios, o que leva a crer que está faltando uma “visão empreendedora” para a atual administração. Por exemplo: apesar de termos uma considerável produção no agronegócio e que pode vir colaborar para uma produção em escala que se busca, nada foi feito. Sem falar nas demais atividades econômicas. 
A procura por oportunidades, projetos e recursos devem ser permanentes e estão perdendo tempo. Está passando da hora de agir sob pena de ficar apenas assistindo ao sucesso dos demais municípios.

Precisamos de mais (e novos) “Tiagos” nas prefeituras.


(Clic Redação)

LEIA TAMBÉM

0 comentários