"

# 2° DICA - Como eleger-se em 2020 usando marketing

21:01:00

# 2° DICA - Como eleger-se em 2020 usando marketing
Imagem ilustrativa

# 2° DICA - Analise os possíveis concorrentes

Analisar a concorrência é uma prática bastante comum nas estratégias de marketing, e no meio político não tem como ser diferente. Essa estrategia de ficar observando os possíveis concorrentes pode trazer muitas ideias para sua campanha! Não se trata de copiar, mas de ter uma referência para criar ações bem melhores que o seu adversário.

Na pratica você deve começar fazendo uma lista dos principais concorrentes e determine quais aspectos serão observados.

 Por exemplo: identidade visual ( marca ), presença digital (site, redes sociais, anúncios), discurso, grupos sociais que participa ou lidera, entre outros.

Caso seu concorrente não tenha uma forte presença digital você deve investir pesado no marketing digital, não economize tempo e muito menos dinheiro no seu marketing pessoal. Lembre-se que o nosso País tem um presidente que se elegeu trabalhando forte o marketing digital, ou seja, a internet.

Bom, depois de todo esse trabalho de investigar a vida do seu concorrente, pegue um papel e faça um rico no meio e escreva os pontos negativos e positivos de cada elemento analisado em seguida compare com o seu planejamento. Essa ferramenta irá identificar mais claramente o que pode ser implementado de maneira ainda mais efetiva nas suas estratégias de campanha eleitoral.

Se você é candidato a vereador, o seu concorrente não é somente aquele que está no partido de oposição, sim, você deve observar os possíveis candidatos do seu partido também, claro com muita descrição para não causar conflito.

Portanto meu caro pré-candidato, não "durma no ponto", se você quer ganhar, vai ter que ralar, investir e estar focado no objetivo final.

LEIA TAMBÉM

0 comentários